Neoclássico




Neoclassicismo foi um movimento cultural nascido na Europa em meados do século XVIII, que teve larga influência na arte e cultura de todo o ocidente até meados do século XIX. Teve como base os ideais do Iluminismo e um renovado interesse pela cultura da Antiguidade clássica, mantendo os princípios da moderação, equilíbrio e idealismo como uma reação contra os excessos decorativistas e dramáticos do Barroco e Rococó.


Síntese do Movimento

O Neoclassicismo aparece no final do século XVIII e durou até a década de 1830. Ainda a ser desenvolvido especialmente Norte da Europa, não tarda em vir para a América.

Música

O período normalmente designado como neoclássico é, em música, reconhecido como classicismo, ou período clássico. Grosso modo, a segunda metade do século XVIII, período marcado pela simplificação das estruturas Barrocas, tornando a música mais simples através da mudança de um estilo contrapontístico para outro homofônico. São considerados o auge deste estilo os compositores Mozart e Haydn, pelo modo como sintetizaram os trabalhos de seus antecessores, dando forma definida à Sonata, à música de câmara, ao concerto e à SinfoniaBeethoven é considerado o compositor responsável pela transição do estilo clássico para o romântico.

Literatura

Os textos empregam linguagem clara, sintética, gramaticalmente correta e nobre. A forma liberta-se um pouco do rigor do Classicismo anterior. A principal expressão do movimento na literatura é o Arcadismo, manifestado na Itália, em Portugal e no Brasil.


 Grupo: 
Bianca Mouty
Lucas Muniz
Larissa Silvares
Lucas Cosentino
Lara Gabrielly
Juan Felipe
Victor Hugo
João Pedro Rios


Nenhum comentário:

Postar um comentário